Museu de ufologia de Itaara realiza exposição especial sobre lendas urbanas

Rebeca Kroll

Museu de ufologia de Itaara realiza exposição especial sobre lendas urbanas
Foto: Eduardo Ramos

O Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência “Victor Mostajo” localizado no município de Itaara irá realizar durante todo o mês de agosto visitas guiadas especiais. Com o tema ”Et de Varginha e Chupa Cabras – Realidade ou lendas urbanas?” o público poderá conhecer os dois mais enigmáticos casos de supostas criaturas alienígenas que assombraram o Brasil e a América nos anos 90 e 2000.

O museu preserva e expõe um acervo relacionado com a temática extraterrestre e todos os meses procura abordar um fenômeno diferente para atrair o público. Com 20 anos de existência, o local já recebeu mais de 650 mil visitantes, destacando-se como um dos museus mais visitados do Rio Grande do Sul (RS).

– Essa exposição não tem como objetivo provar que os casos aconteceram e sim contar e mostrar os dois lados da história. Aquele que é o mais sensacionalista e aquele que tenha sido o mais pé no chão, ou seja, a gente deixa livre a interpretação para o público visitante. Abordamos onde está a verdade dos fatos e onde está a fantasia que transformou esses casos em gigantescas lendas urbanas. – explica o diretor do museu, Hérnan Mostajo.

Leia também

Você sabia que um OVNI já cruzou pelo céu de Santa Maria?Feira, shows, planetário e brique: dicas para curtir o fim de semana em Santa Maria“Trem-Bala”, com Brad Pitt, e comédia “O Palestrante” são as estreias da semana nos cinemas de Santa Maria

Chupa Cabras e Et de Varginha

O fenômeno Chupa Cabras teve início nos meados da década de 1990, quando uma série de ataques sem explicações conhecidas à animais nas zonas rurais alarmou as pessoas no continente americano. No RS moradores de Itaara e de Uruguaiana afirmaram ter visto a criatura.

O Caso Et de Varginha, foi o mais notável do gênero e entrou para o mapa-múndi da ufologia após três garotas relatarem ter ficado frente a frente com um ser extraterrestre. Mostajo explica que o museu decidiu abordar essas duas lendas por elas terem gerado um debate público e ganhado grande fama.

– O chupa-cabras foi o ícone, ele abriu tudo naquela época e se espalhou para o mundo inteiro. Ele foi o pontapé inicial dessas lendas urbanas. Escolhemos também o Et de Varginha porque é nosso, é brasileiro e virou uma grande história. Então são dois pontos interessantes, o que abriu a história da ufologia mundial até o et de varginha que é um ícone nacional. – diz o diretor.

A professora do curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Maria Clara Carneiro, visitou a exposição neste sábado (06). Essa foi a sua segunda visita ao museu e ela recomenda o passeio para todos.

– Eu acho interessante a gente conhecer um pouco a história do universo de uma forma bem humorada, a visita é muito divertida e é uma coisa que não é só para crianças. Os casos são explicados de forma clara para a gente não cair em mitos e poder valorizar o aspecto da pesquisa e do estudo. Eu indico para todo mundo porque é um espaço legal de se visitar. – relata Maria Clara.  

Como visitar

As visitas guiadas sobre a temática das lendas urbanas irão acontecer em todos os finais de semana deste mês. O passeio se inicia às 15 horas e deve ser reservado pelo telefone.

Local : Museu Internacional de Ufologia – Rua Vanderlei de Almeida , 1010 Parque Serrano 2 /ItaaraDatas : 6, 7, 13, 14, 20 e 27 de agosto.Horário : 15 hsIngressos : R$30,00 para adultos e R$15,00 para estudantes e idosos. Crianças até 6 anos não pagam. Necessário reservas de ingressos pelo telefone 55 991790096

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM bate equipe de Caxias do Sul por 3 a 2 e segue na liderança da Série Ouro Anterior

UFSM bate equipe de Caxias do Sul por 3 a 2 e segue na liderança da Série Ouro

Ordenado bispo na Basílica da Medianeira, Monsenhor Bertilo João Morsch passa a fazer parte da Arquidiocese de Porto Alegre Próximo

Ordenado bispo na Basílica da Medianeira, Monsenhor Bertilo João Morsch passa a fazer parte da Arquidiocese de Porto Alegre

Geral